quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Top 3 - Fotos Antigas: Ruas de Cabaceiras sob os olhares da revista Era Nova na década de 1920

     No nosso quadro "Top 3- Fotos Antigas" de hoje, estamos trazendo algumas das imagens mais antigas das ruas de nossa querida Cabaceiras que temos conhecimento, todas fotografadas na primeira metade da década de 1920 e foram publicadas na revista Era Nova.

N° 1: Rua Epitácio Pessoa, no centro de Cabaceiras, em primeiro plano podemos ver o edifício popularmente conhecido na cidade como "Casarão de Odacir", esta fotografia foi publicada na edição número 12 de 15 de setembro de 1921.   

N° 2: Rua 9 de Julho, que teve seu nome modificado, atualmente, recebe o nome de Rua Joaquim Gomes Henriques, esta é a rua da Igreja Matriz de Cabaceiras, podemos ver em primeiro plano as casas em que hoje pertencem a D. Inácia Madureiro e onde é a Casa Paroquial, ao fundo da imagem é observável a Igreja do Rosário.

N° 3: Nesta foto podemos ler a legenda que diz "Conselho Municipal e Jardim Público", o Conselho Municipal é o mesmo que o prédio da Prefeitura Municipal de Cabaceiras, já o Jardim Público (uma espécie de praça arborizada) ainda não sabemos se estava se referindo ao local onde hoje é a praça ou se era na área cercada ao lado da Prefeitura, que hoje situa-se o grupo escolar Alcides Bezerra, que na época ainda não teria sido construído. 
     A revista Era Nova, foi um periódico paraibano que tinha por objetivo levar aos seus leitores o que havia de mais moderno para a época, e em praticamente todas as cidades haviam colaboradores e correspondentes, estes eram responsáveis em mandar fotos relacionadas a suas cidades e familiares, aqui em Cabaceiras o colaborador foi Manoel Maracajá, um grande nome da política local do referido período tendo sido prefeito entre os anos de 1924 e 1928.

Revistas Era Nova disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/jornaisefolhetins/acervo.html

Cabaceiras-PB
13 de setembro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário