quarta-feira, 20 de março de 2019

Cabaceiras antes de 1937

        Nossa amada Cabaceiras é rica em história, afinal, somos umas das cidades mais antigas da Paraíba. Diversos documentos do século XIX citam Cabaceiras, documentos estes que embasam muito do que sabemos atualmente sobre a historicidade do município.
         Todavia, no que tange a representação imagética, poucas são as fontes que nos ajudem a ilustrar tal temática. Poucas são as fotografias ou pinturas que retratem Cabaceiras anteriormente à década de 1940.
     Nesta postagem trazemos uma imagem bem interessante que ilustra nossa Cabaceiras na temporalidade acima citada. Analisemos tal imagem:

Centro Histórico de Cabaceiras, onde observa-se a ausência das Praças e da Escola Alcides Bezerra*
           Na imagem acima, temos uma visão panorâmica do centro da cidade, destacando-se a ausência das praças, que começaram a ser construídas a partir dos anos de 1940, bem como a ausência da Escola Alcides Bezerra, que teve sua construção entre os anos de 1937 e 1939. Tais fatos, nos permitem constatar que a fotografia de fato é anterior a 1937, o que nos coloca na temporalidade proposta nesta postagem.
          Esta fotografia também nos permite observar um grupo de pessoas que estão trajadas a caráter para a época, vemos homens usando ternos e chapéus, bem como mulheres com vestidos longos, sem decotes, como mandavam as regras de vestimentas vigente, bem como crianças de calças curtas.
           Observamos também a falta de postes ou outros elementos que indiquem a presença de energia elétrica, bem como não havia calçamentos ou outro tipo de pavimentação, destacando a pouca infraestrutura disponível no período supracitado, algo comum para uma cidade de pequeno porte do interior paraibano no início do século XX.
         Aqui fizemos apenas uma rápida leitura de uma das imagens mais antigas e icônicas de nossa cidade, destacando alguns elementos que julgamos importantes, todavia, não queremos encerrar a discussão acerca de tal imagem. Agradecemos quem puder colaborar, tendo em vista que entendemos que a história é uma construção coletiva e que seu compartilhamento só tende a enriquecer nossa cidade.

Cabaceiras
20 de março de 2019

* imagens do arquivo do Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário