As fotos de hoje remetem a acontecimentos nem sempre recorrentes em nossa história, mas que vez ou outra nos pega de surpresa, estamos falando das enchentes que invadiram as ruas de Cabaceiras.
As imagens escolhidas em questão ilustram três momentos distintos nos quais a parte baixa da cidade de Cabaceiras foi inundada, elas representam as cheias dos anos de 1974, 1981 e 2008.
Analisemos as imagens:
Imagem 1: Enchente de 1974 |
Imagem 2: Enchente de 1981 |
Nesta segunda fotografia, datada de 1981, observamos mais uma vez a mesma rua da primeira imagem. O que se destaca é que agora o nível de água está mais elevado se comparado ao ano de 1974, isto fica evidenciado quando olhamos para os prédios que ladeiam esta imagem (os mesmos também aparecem na imagem 1). Neles vemos a altura que a água atingiu, chegando quase que a metade das portas, enquanto que na primeira fotografia elas não chegaram nem a cobrir as calçadas.
Imagem 3: Enchente de 2008 |
Em outros momentos da história de Cabaceiras as águas vindas do Rio Taperoá também invadiram as ruas da cidade, a exemplo das enchentes dos anos de 1947, 1960, 1977 e 1985, o que nos mostra que, mesmo sendo Cabaceiras a cidade com o menor índice pluviométrico do país, ainda assim enfrentamos momentos de dificuldades com enchentes, destacando que tais enchentes não estão relacionadas com as chuvas que incidem em nossa cidade, mas sim nas cabeceiras dos rios que cortam nossas terras.
As informações sobre as fotografias foram escritas nos versos das mesmas, logo qualquer lapso ou possíveis erros estão abertos para debates, tendo em vista ser este blog um espaço para discussão e divulgação da história local, e toda informação será bem vinda. Caso tenhamos esquecido de alguma enchente, pedimos desculpas.
Cabaceiras - PB
03 de abril de 2019
As imagens utilizadas na postagem pertencem ao acervo do Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras
Vale salientar que há um lapso nas informações da primeira imagem referente a invasão de água nas ruas de Cabaceiras. Em 1974
ResponderExcluirPelo q consta em nosso acervo histórico, referente a mesma imagem apresentada, o ano desta imagem em questão é de 1973. Além do mais, o dito historiador q escreve se encontra na dita imagem.