quarta-feira, 3 de abril de 2019

Top 3 - Fotos Antigas: Enchentes em Cabaceiras

   Nesta postagem trazemos de volta a série Top 3, na qual apresentamos três fotografias antigas de nossa cidade.
   As fotos de hoje remetem a acontecimentos nem sempre recorrentes em nossa história, mas que vez ou outra nos pega de surpresa, estamos falando das enchentes que invadiram as ruas de Cabaceiras.
    As imagens escolhidas em questão ilustram três momentos distintos nos quais a parte baixa da cidade de Cabaceiras foi inundada, elas representam as cheias dos anos de 1974, 1981 e 2008.
    Analisemos as imagens:

Imagem 1: Enchente de 1974
    Na primeira imagem temos uma visão da Rua Francisco Firmino de Castro, datada de 1974, na qual podemos observar a invasão das águas partindo do lado direito da fotografia. Não sabemos ao certo o momento em que a imagem foi registrada, se neste momento as águas estavam recuando ou adentrando as ruas, todavia, ao observarmos a imagem mais ao fundo, vemos pessoas retirando alguns objetos, que suponhamos terem sidos molhados pela invasão das águas, o que nos faz deduzir que as mesmas estavam recuando.


Imagem 2: Enchente de 1981

     Nesta segunda fotografia, datada de 1981, observamos mais uma vez a mesma rua da primeira imagem. O que se destaca é que agora o nível de água está mais elevado se comparado ao ano de 1974, isto fica evidenciado quando olhamos para os prédios que ladeiam esta imagem (os mesmos também aparecem na imagem 1). Neles vemos a altura que a água atingiu, chegando quase que a metade das portas, enquanto que na primeira fotografia elas não chegaram nem a cobrir as calçadas.

Imagem 3: Enchente de 2008
    Na terceira imagem observamos uma fotografia com um ângulo diferente das duas primeiras, mas que ainda traz um ponto em comum com as demais, o prédio que fica à direita da imagem, onde lê-se "Moto Peças". Este edifício aparece do lado esquerdo das imagens anteriores. Ao pegar tal edifício como referência, percebemos que o nível da água na terceira imagem é o maior, basta observamos as portas do prédio como ponto de comparação.
      Em outros momentos da história de Cabaceiras as águas vindas do Rio Taperoá também invadiram as ruas da cidade, a exemplo das enchentes dos anos de 1947, 1960, 1977 e 1985, o que nos mostra que, mesmo sendo Cabaceiras a cidade com o menor índice pluviométrico do país, ainda assim enfrentamos momentos de dificuldades com enchentes, destacando que tais enchentes não estão relacionadas com as chuvas que incidem em nossa cidade, mas sim nas cabeceiras dos rios que cortam nossas terras.
     As informações sobre as fotografias foram escritas nos versos das mesmas, logo qualquer lapso ou possíveis erros estão abertos para debates, tendo em vista ser este blog um espaço para discussão e divulgação da história local, e toda informação será bem vinda. Caso tenhamos esquecido de alguma enchente, pedimos desculpas.

Cabaceiras - PB 
03 de abril de 2019

As imagens utilizadas na postagem pertencem ao acervo do Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras

                                                                     

Um comentário:

  1. Vale salientar que há um lapso nas informações da primeira imagem referente a invasão de água nas ruas de Cabaceiras. Em 1974
    Pelo q consta em nosso acervo histórico, referente a mesma imagem apresentada, o ano desta imagem em questão é de 1973. Além do mais, o dito historiador q escreve se encontra na dita imagem.

    ResponderExcluir