terça-feira, 24 de agosto de 2021

Marcas de nossos filhos: Damião Robson Sousa Ramos (Minhão)


Damião Robson de Sousa Ramos (nosso estimado "Minhão"), filho de Severino Ramos da Silva e de Maria Salete de Sousa, nasceu em Cabaceiras no dia 28 de dezembro de 1974. No início da década de 1990, carregando poucos pertences no seu matulão, deixou Cabaceiras e foi para a "cidade grande" com o objetivo de vencer na vida e na "selva de pedra", "comeu o pão que o diabo amassou", mas como todo caririzeiro teimoso, "bateu o prego e virou a ponta". Participando da seleção de futebol de deficientes visuais, ou futebol de 5 como é popularmente conhecida, já era campeão no ano de 1994 e no dia 24 de setembro de 1995, conquistou mais uma medalha no 9º Campeonato de Natação em São Paulo.

Mais títulos conquistados:

  • Segundos Jogos Brasileiros Paradesportivos - Complexo Desportivo do Maracanã - Vila Olímpica da Mangueira - Rio de Janeiro - De 11 a 14 de junho de 1996
  • III Mundial da IBSA de Futebol para Cegos - 2002
  • Parapan-americano - Rio (2007), Guadalajara (2011) e Toronto (2015).
  • Medalha de Ouro nos Jogos paraolímpicos - Atlanta (2004), Pequim (2008) e Rio (2016)
Vale salientar que foi a primeira medalha de ouro do nosso país, conquistada em um esporte coletivo na história dos jogos paraolímpicos O chute certeiro de Damião Robson no canto direito, deslocando o goleiro Dario Lencina que caiu no lado oposto, garantiu a vitória do Brasil sobre a Argentina nos pênaltis, de 3 a 2.
O povo brasileiro foi justo com a seleção campeã, recebendo-a festivamente na capital federal, onde o então presidente da república em companhia da primeira dama e de vários ministros homenageou os atletas vitoriosos.
A história de "Minhão" reflete a capacidade de superação do povo caririzeiro, em especial da nossa amada Cabaceiras, que faz das dificuldades impostas, uma mola para superar limites. Nos faz também refletir sobre a importância da inclusão e da equidade de oportunidades na sociedade, de forma a proporcionar meios para que cada pessoa em sua individualidade possa alcançar seu verdadeiro potencial.
Hoje, dia 24 de agosto de 2021 se inicia mais uma paraolimpíada, desta vez em Tóquio e nós torcemos juntos para que mais uma vez nosso querido Minhão possa demonstrar sua força e talento e representar com categoria nosso país e nossa Cabaceiras para o mundo.

Escrito por Paulo Sérgio Guimarães A. Campos
e João Vítor Oliveira Aires
Em 24 de agosto de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário