terça-feira, 31 de agosto de 2021

188 anos da criação da freguesia de Cabaceiras


No último dia 29 de agosto, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cabaceiras comemorou 188 anos que sua Matriz foi erigida, tornando-se assim independente da Matriz de Villa Nova da Rainha, como era conhecida Campina Grande antigamente, da qual era filial, assim como testemunha o Decreto n. 41 de 29 de agosto de 1833, que institui a nova freguesia e providencia que as câmaras de Villa Nova da Rainha e da Villa de São João através do contato com os párocos locais possam estabelecer a demarcação dos seus limites.


Assim, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cabaceiras se torna a segunda do Cariri a possuir um registro legal e oficial de sua fundação, após apenas da Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres de São João do Cariri. É importante citar que o termo "Freguesia" por ter o sentido ligado a "comprar" é substituído posteriormente por "Paróquia" que diz respeito a presença da Igreja "perto de casa", assim como destaca o Pe. João Jorge Rietveld em seu livro "Antigo Termo de Cabaceiras", mas ambos os termos servem para indicar a zona de atuação de determinada comunidade católica sob as orientações de um padre.
Este é um marco importantíssimo na formação do município de Cabaceiras, pois até a década de 1890, a Igreja Católica e o Estado ainda não haviam se separado, era o tempo do padroado, assim como atesta o artigo 3º do decreto, que ressalta a "côngrua e guizamento" que o pároco local deveria receber da "Fazenda Pública", ou seja, o salário e os mantimentos para as celebrações que a o governo viria a manter para que o padre exercesse sua função.
Esse tempo veria seu fim apenas em 7 de janeiro de 1890 através do decreto de número 119-A, desta forma, as decisões anteriores a este decreto que envolviam a Igreja, também afetavam a organização política do Estado, o que no caso de Cabaceiras vai resultar dois anos depois, em 1835, na sua emancipação política.
De 1833 até os dias de hoje, incontáveis são as histórias que podemos contar a partir da presença da Paróquia de Cabaceiras, desde suas tradições, como as festas de Reis, de São Bento e do Cruzeiro da Virgem, a seu impacto na construção social com a formação de comunidades rurais, ou mesmo na sua força ao longo do tempo na política local. O fato é que a história de paróquia e município estão intimamente ligadas e ambas enriquecem o nosso conhecimento e fortalecem nossa identidade enquanto cabaceirenses.

Escrito por João Vítor Oliveira Aires
Em 31 de agosto de 2021
Fontes: Decreto n° 41 de 29 de agosto de 1833, disponível em:
http://www.camara.leg.br/Internet/InfDoc/conteudo/colecoes/Legislacao/Legimp-17/Legimp-17_6.pdf#page=1 acesso em: 29 de agosto de 2021.
Referências: RIETVELD, João Jorge. O antigo termo de Cabaceiras: Artigos Históricos. 1ª. ed. Campina Grande: Gráfica Cópias e Papéis, 2017. 374 p. v. 1. ISBN 9788593474095.


Nenhum comentário:

Postar um comentário