terça-feira, 14 de setembro de 2021

Marcas de nossos filhos: Marechal José Pessoa


José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, filho do coronel Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque e de Maria Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, nasceu na "Villa Federal de Cabaceiras", no dia 12 de setembro do ano de 1885.

Fez os estudos primários na antiga cidade de PARAHYBA e no ano de 1903, sentou praça no Segundo Batalhão de Infantaria em Recife e posteriormente, foi para a Escola Militar de Porto Alegre, onde foi promovido de aspirante a oficial.

De Segundo-Tenente, promovido em 26 de fevereiro de 1913 ao posto de General de Exército, em 12 de setembro de 1949, José Pessoa, prestou relevantes serviços a pátria brasileira.
Na reserva, foi agraciado com o título de Marechal e no ano de 1954, foi nomeado pelo então presidente da república, Café Filho, para presidir a COMISSÃO DE LOCALIZAÇÃO DA NOVA CAPITAL FEDERAL, BRASÍLIA.
Vale salientar que o Marechal Pessoa, participou ativamente da GUERRA MUNDIAL, comandando, no posto de Tenente, um pelotão de soldados franceses, do IV REGIMENTO DE DRAGÕES.
Foi fundador da Academia Militar das Agulhas Negras -AMAN e ferrenho inimigo do cangaço, chegando a organizar e comandar volantes no combate ao cangaceirismo no Nordeste brasileiro, na época de Antônio Silvino.
Esse nobre cabaceirense, atendendo ao chamamento divino, deixa o mundo dos mortais e entra definitivamente para a história, no dia 16 de agosto de 1959, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
É patrono da cadeira LXXI, do Instituto Histórico e Geográphico do Cariry Paraíbano, ocupada pelo poeta Paulo Sérgio Guimarães de Aguiar Campos (Paulinho de Cabaceiras), em homenagem a tradição militar dos antepassados do aedo caririzeiro, valentes desbravadores da hinterlandia paraibana, fundadores de CABACEIRAS.


Casa onde o Marechal José Pessoa nasceu

Escrito por Paulo Sérgio Guimarães A. Campos
Em 13 de setembro de 2021
Fonte: PINTO, Luiz. Antologia da Paraíba. Pag. 325.
Acervo: Paulinho de Cabaceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário