segunda-feira, 4 de junho de 2018

A reforma e a reorganização do acervo do Museu Histórico e Cultural de Cabaceiras

     Hoje, 04/06 aniversário de emancipação política de Cabaceiras, estaremos inaugurando a reforma e a reorganização do acervo do Museu Histórico e Cultural de Cabaceiras, a estrutura física do local recebeu mudanças significativas graças à Prefeitura Municipal de Cabaceiras sob o empenho da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Museu Histórico e Cultural de Cabaceiras
   Já a revitalização do acervo é fruto de um exaustivo processo de pesquisa e revisão histórica realizada pelo Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras em união aos departamentos de cultura e de turismo, além destes, alguns colaboradores como o Padre João Jorge Rieltveld, o pesquisador Ginaldo Nóbrega e o poeta Paulinho de Cabaceiras deram importantes contribuições ao museu.
     O Museu Histórico e Cultural de Cabaceiras está abrigado em um antigo casarão do Centro Histórico da cidade, cuja a construção remonta ao início do século XX, no qual já residiu diversas autoridades locais, a exemplos de prefeitos e juízes. O museu foi instalado em 11 de dezembro de 2002, através do decreto 039/2002.

Mapa do Museu
     Como podemos observar no mapa acima o museu traz algumas novidades, como por exemplo a sala de exposições temporárias, a sala interativa e o memorial do bode. A exposição temporária tem por objetivo manter uma temática por um breve período de tempo, no momento estamos apresentando o tema "meios de comunicação em Cabaceiras'', a sala interativa conta com acesso a informações sobre Cabaceiras a partir de mídias sociais como também é um ponto de pesquisa em documentos acerca de Cabaceiras, já o memorial do bode mostra a importância da caprinovinocultura para nosso município, além disso foram aprimoradas outras salas que retratam Cabaceiras da pré-história à contemporaneidade.

       A inauguração será realizada hoje (04/06) às 16:00 horas, contamos com a presença de todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário