quarta-feira, 25 de abril de 2018

"Roliúde Play" e o pontapé inicial para produção de cinema pela Roliúde Nordestina

      A nossa cidade de Cabaceiras, ostenta vários títulos, como "Terra dos Cruzeiros", "Terra dos Músicos", "Princesa do Cariri", mas em meio a tantas denominações, uma recebe destaque especial: "Roliúde Nordestina". É por meio desta expressão, que a fama da cidade caririzeira rompe os limites regionais e até os nacionais. O letreiro, que faz sucesso entre os turistas e visitantes, foi instalado no ano de 2007 e até hoje chama a atenção e gera discussões em torno da auto intitulação do município, fruto do projeto homônimo que objetivava ressaltar Cabaceiras, enquanto uma cidade com as características propícias para ser cenário e exercer protagonismo no mercado cinematográfico nacional, a partir da premissa dos curtas e filmes antes já rodados, com destaque para "O Auto da Compadecida".
Letreiro "Roliúde Nordestina".
       De fato, o projeto contribuiu para o crescimento do turismo na região e impulsionou a escolha de Cabaceiras como cenário para grandes produções, a exemplo da mais recente, a super série da Rede Globo, "Onde nascem os fortes". Diante das potencialidades locais, não podemos permanecer inertes e apenas esperar as grandes produtoras para fazer valer o título que nos foi concedido, é necessário um processo de atribuir novos significados a denominação "Roliúde Nordestina", entre estes, o mais importante é o de cidade produtora de cinema. É chegada a hora de não vermos nosso povo apenas como figurantes, mas protagonistas em todo o processo de produção, desde a escrita do roteiro até as gravações e atuação.
        Foi pensando nisto tudo, que o Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras lançou no final do ano de 2017 o projeto "Roliúde Play", com o intuito de impulsionar a produção local através de um concurso (realizado no Cabaceiras Mostra Cultura) que premiou os três melhores vídeos, em especial o 1º lugar, que recebeu além da premiação em dinheiro, a oportunidade de regravar a história, com todo o apoio audiovisual e logístico do Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras e fazer história com a produção sendo registrada e exposta no Memorial Cinematográfico da cidade.
Logo do projeto "Roliúde Play", efetuado pelo Ponto de Cultura.

        Os ganhadores da edição 2017, foram os alunos do 9º ano da Escola Clóvis Pedrosa, com o vídeo: "Cultura e tradição entre amigos". Após todo um processo de pré-produção - que envolve construção do roteiro, escolha dos cenários, seleção de atores, etc - foram iniciadas no dia 14 deste mês, as gravações, que tem como cenário principal um dos tantos casarios antigos na região do Distrito de Ribeira. Este é um passo importante para que o município de Cabaceiras possa expandir e valorizar ainda mais o sentido do título de Roliúde, uma oportunidade de transpassar os limites de cidade cenário, para torna-se lugar produtor de grandes obras, de nosso povo deixar a figuração para ocupar o protagonismo e mostrar para o mundo a força, o talento e a criatividade dos habitantes da Roliúde Nordestina.

Produção do remake do vídeo vencedor do concurso "Roliúde Play".

Nenhum comentário:

Postar um comentário