A nossa cidade de Cabaceiras, ostenta vários títulos, como "Terra dos Cruzeiros", "Terra dos Músicos", "Princesa do Cariri", mas em meio a tantas denominações, uma recebe destaque especial: "Roliúde Nordestina". É por meio desta expressão, que a fama da cidade caririzeira rompe os limites regionais e até os nacionais. O letreiro, que faz sucesso entre os turistas e visitantes, foi instalado no ano de 2007 e até hoje chama a atenção e gera discussões em torno da auto intitulação do município, fruto do projeto homônimo que objetivava ressaltar Cabaceiras, enquanto uma cidade com as características propícias para ser cenário e exercer protagonismo no mercado cinematográfico nacional, a partir da premissa dos curtas e filmes antes já rodados, com destaque para "O Auto da Compadecida".
Letreiro "Roliúde Nordestina". |
De fato, o projeto contribuiu para o crescimento do turismo na região e impulsionou a escolha de Cabaceiras como cenário para grandes produções, a exemplo da mais recente, a super série da Rede Globo, "Onde nascem os fortes". Diante das potencialidades locais, não podemos permanecer inertes e apenas esperar as grandes produtoras para fazer valer o título que nos foi concedido, é necessário um processo de atribuir novos significados a denominação "Roliúde Nordestina", entre estes, o mais importante é o de cidade produtora de cinema. É chegada a hora de não vermos nosso povo apenas como figurantes, mas protagonistas em todo o processo de produção, desde a escrita do roteiro até as gravações e atuação.
Foi pensando nisto tudo, que o Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras lançou no final do ano de 2017 o projeto "Roliúde Play", com o intuito de impulsionar a produção local através de um concurso (realizado no Cabaceiras Mostra Cultura) que premiou os três melhores vídeos, em especial o 1º lugar, que recebeu além da premiação em dinheiro, a oportunidade de regravar a história, com todo o apoio audiovisual e logístico do Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras e fazer história com a produção sendo registrada e exposta no Memorial Cinematográfico da cidade.
Logo do projeto "Roliúde Play", efetuado pelo Ponto de Cultura. |
Os ganhadores da edição 2017, foram os alunos do 9º ano da Escola Clóvis Pedrosa, com o vídeo: "Cultura e tradição entre amigos". Após todo um processo de pré-produção - que envolve construção do roteiro, escolha dos cenários, seleção de atores, etc - foram iniciadas no dia 14 deste mês, as gravações, que tem como cenário principal um dos tantos casarios antigos na região do Distrito de Ribeira. Este é um passo importante para que o município de Cabaceiras possa expandir e valorizar ainda mais o sentido do título de Roliúde, uma oportunidade de transpassar os limites de cidade cenário, para torna-se lugar produtor de grandes obras, de nosso povo deixar a figuração para ocupar o protagonismo e mostrar para o mundo a força, o talento e a criatividade dos habitantes da Roliúde Nordestina.
Produção do remake do vídeo vencedor do concurso "Roliúde Play". |
Nenhum comentário:
Postar um comentário