quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Top 3 - Fotos Antigas: O antigo Mercado Público de Cabaceiras

     Estamos iniciando hoje um quadro chamado "Top 3: Fotos Antigas", no qual elencaremos 3 imagens representativas para a história cabaceirense e faremos breves comentários sobre elas. Hoje, de modo especial, falaremos sobre o antigo Mercado Público de nossa cidade, muitos não sabem nem mesmo que este existiu.

N° 1
 Podemos observar nesta fotografia ao final de onde atualmente é a rua Francisco Firmino de Castro, no Centro Histórico de nossa cidade, o antigo Mercado Público, o mesmo fechava completamente a via. A instalação foi c
onstruída por Antônio de Barros Leira no ano de 1888 e funcionou até a década de 1970, quando foi demolido.


N° 2
   O Mercado além de ser o local da feira, era também um lugar de encontro dos cabaceirenses, como podemos ver na imagem, as pessoas conversavam entre si, trajavam belos vestidos, paletós e chapéus, símbolos de distinção social e da moda da época. Mas o que eles conversavam? assuntos sobre a política? sobre seus bens? 

N° 3
Nessa fotografia que mostra outro ângulo, nos deparamos com um grupo de pessoas aglomeradas em frente a fachada do Mercado antigo, se você olhar mais cuidadosamente para os indivíduos poderá perceber que eles estão em casais,  isto é uma quadrilha junina, sendo acompanhada por diversas crianças, o Mercado configurava aqui um espaço de expressão da cultura. A informação que temos é que essa quadrilha era "marcada" ou "puxada" pelo cidadão Félix Braz.
     Não sabemos quem fotografou tais cenários, nem em que data exata, mas dá para perceber que foram registradas em momentos distintos, principalmente, pela mudança na qualidade, na resolução das imagens.
     O antigo Mercado Público de Cabaceiras nos ajuda a pensar a importância da preservação dos patrimônios edificados do nosso município, pois, tendo o Mercado como exemplo, ele funcionou por quase 100 anos, quantas memórias com ele foram abaixo na década de 70? sabemos que naquele contexto não havia a ideia de preservação do patrimônio histórico, não podemos culpar seus responsáveis, mas hoje é preciso conscientizar a população sobre o valor de nossos bens histórico a começar pela sala de aula expandindo-se às demais esferas da sociedade.  

Cabaceiras - PB
29 de agosto de 2018


6 comentários:

  1. Com a mão no passado, damos os passos certos para o futuro.

    ResponderExcluir
  2. Lembro muito do mercado, eu ia com minha mãe comprar linhas para costurar.
    Ai que saudade.😂

    ResponderExcluir
  3. Essas fotos me remetem a minha adolescência,lembranças boas.Passou um filme na minha cabeça.Como é bom relembrar.

    ResponderExcluir
  4. Nasci e me criei pertinho do mercado.
    Estou com 75 anos, me lembro de todos estabelecimentos comerciais do meu tempo de infância, seus proprietários, ramo de atividade e empregados. Fui engraxate lá nos dias de feiras e festas. A primeira foto é de um domingo a tarde (sem ninguém na rua); a segunda, com certeza, é de uma festa de São Bento; e a terceira, é uma quadrilha junina, possivelmente, marcada por Nonô, o marcador oficial de quadrilhas da cidade. Seu Féliz Brás foi maestro da banda de música, coletor estadual e tocador de saxofone, morava perto da casa que eu morava. Sou Osenaldo Castro (Naldinho).

    ResponderExcluir