quarta-feira, 11 de julho de 2018

Cangaceiros em Cabaceiras? A nossa Cadeia Pública foi incendiada mesmo?

     O ataque do cangaceiro Antônio Silvino á Cadeia Pública da Vila de Cabaceiras é um fato que está presente na tradição oral cabaceirense, porém, quanto a registros escritos acerca desse evento nada ainda foi encontrado. Segundo alguns memorialistas de nossa cidade, a exemplo do poeta Paulinho de Cabaceiras, a cadeia teria sido incendiada pelo cangaceiro, é verídico que esse personagem empreendeu diversos ataques em muitos municípios paraibanos, e há vários jornais que indicam que o termo de Cabaceiras era um lugar que, frenquentemente, Antonio Silvino usava como esconderijo.
     Em busca de alguns documentos que comprovassem o fato do incêndio da cadeia de Cabaceiras encontramos um documento muito interessante, uma mensagem apresentada à assembleia Legislativa do Estado da Parahyba no ano de 1900, na qual relatou-se alguns problemas no Estado, e um deles foi o ataque de "bandos de criminosos" a diversas localidades, sendo uma delas em Cabaceiras, como podemos observar a seguir:

Mensagem apresentada à Assemblei6a Legislativa do Estado da Parahyba em 1 de maio de 1900


    O fragmento acima mostra que a Vila de Cabaceiras teria sofrido um ataque de um bando de criminosos, é importante ressaltar que em nenhum momento é citada a palavra "cangaceiro" ou o nome de Antônio Silvino, mas a informação de que esse grupo tenha incendiado o prédio do Paço do Conselho Municipal é muito relevante, principalmente, se levarmos em consideração alguns detalhes, são eles: 1. no ano de 1900 ainda não havia o prédio do Paço Municipal que hoje é a Prefeitura; 2. de acordo com o blog Retalhos Históricos de Campina Grande o cangaceiro Antônio Silvino teria iniciado sua vida como bandido errante em 1896, não anulando sua possível  participação no atentado citado acima; 3. segundo o Almanack Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul (1900) o termo de Cabaceiras possuía "o edifício do Conselho Municipal, com o seu quartel e prisão no andar térreo".
Antônio Silvino 

     Não temos conhecimento que comprova que o bandido Antônio Silvino teria incendiado a cadeia, mas com base nos fragmentos apresentados podemos dizer que a antiga Cadeia de Cabaceiras possuísse um outro andar onde funcionaria o Conselho Municipal, o qual fora incendiado por "bandidos errantes" (cangaceiros), e podemos supor que, consequentemente também o térreo onde havia a prisão. Esse evento ainda tem muitas lacunas a serem preenchidas, sabendo disso, pedimos aos leitores que tiverem mais informações sobre o fato, nos comunique, ficaremos muito felizes com a sua contribuição para nossa história.

Cabaceiras - PB
11 de julho de 2018

    REFERÊNCIAS:

Almanack Literário e Estatístico do Rio Grande do Sul. 1900. disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=829447&PagFis=3473&Pesq=cabaceiras

Mensagem apresentada à Assembléa Legislativa do Estado da Parahyba. 1 de maio de 1900. disponível em: https://archive.org/details/rpparaiba1900a?q=Cabaceiras+1900



Nenhum comentário:

Postar um comentário